sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
O artista espanhol Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Andaluzia, a 25 de Outubro de 1881. O seu pai era professor de Desenho e Conservador do Museu Municipal.
Destacou-se na pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. O seu talento foi observado desde a infância. Estudou em Barcelona e trabalhou principalmente em França.
As suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores:
A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul, simbolizando a tristeza e a melancolia. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade.
Na fase Rosa (1905-1907), predominam as cores rosa e vermelho e as suas obras ganham uma conotação lírica. O rosa simboliza o optimismo e a alegria, mas utilizando modelos que são tristes. Utiliza o mundo nostálgico dos arlequins e dos palhaços.
Recebe influência de Cézanne e desenvolve o cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles de Avignon (1907), cuja característica principal é a decomposição da realidade humana. Esta foi a primeira grande revolução da pintura contemporânea. É neste período que ele endurece geometricamente as formas das suas figuras.Tem um período clássico e um surrealista. Mas, é em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola, que pinta o seu mural mais conhecido, Guernica. Esta obra pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica. Através desta pintura solta as suas emoções, as suas obras estão cheias de uma forte carga política. Este quadro foi realizado para o Pavilhão da República Espanhola, na Exposição Universal de Paris.
Teve ainda outros períodos. Faleceu em França, próximo de Cannes, a 8 de Abril de 1973.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário